O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, emitiu um “SOS mundial” nesta terça-feira (27) sobre a elevação acelerada do nível do mar e a ameaça as ilhas do Pacífico.
“Estou em Tonga para emitir um SOS mundial – Salvem Nossos Mares – sobre a rápida elevação dos níveis do mar. Uma catástrofe em escala mundial está colocando em risco este paraíso do Pacífico”, declarou.
Em relatório publicado, as temperaturas nos mares da região estão subindo muito mais rapidamente do que as médias globais: o nível dos mares subiu 15 centímetros nos últimos 30 anos em algumas partes do Pacífico.
O relatório regional compilado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) mostra que as temperaturas da superfície do mar no sudoeste do Pacífico aumentaram três vezes mais rápido que a média global desde 1980, porém, as ilhas são pouco povoadas, com pouca indústria e geram menos de 0,02% das emissões globais anuais de CO2.
Isso significa que o impacto gerado na região não é de emissão própria, mas sim por conta das emissões globais.
Ainda de acordo com Guterres, o crescimento do nível do mar tem “poder incomparável para causar estragos em cidades costeiras e devastar economias costeiras”.
Nos arquipélagos do pacíficos que estão ameaçados, 90% das pessoas vivem a 5 km da costa, e cerca de 50% da infraestrutura está localizada a 500 metros do mar. O aumento do nível do mar em alguns locais, como as capitais de Samoa e Fiji, a elevação foi quase o triplo da média.
Em Tuvalu, a faixa de terra diminuiu ao ponto de que há crianças usando a pista do aeroporto internacional como área para brincadeiras. Segundo cientistas, o país poderia desaparecer nos próximos 30 anos, mesmo em um cenário de aquecimento global moderado.