Foram registradas mais de 2,2 mil denúncias anônimas por meio do Disque 100
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI), registrou mais 4,5 mil Boletins de ocorrências de violência contra o idoso. Os dados são de 2024, e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância das denúncias.
Ações resultaram em 951 procedimentos criminais instaurados, 175 medidas protetivas e 87 prisões em flagrante.
De acordo com a delegada Andrea Nascimento, titular da DECCI:
“Ao longo de 2024, as ações levaram à instauração e remessa de 951 procedimentos criminais à Justiça. Esses números evidenciam o compromisso da equipe da delegacia em garantir justiça às vítimas, conduzindo apurações minuciosas que, na maioria dos casos, apontam familiares como autores das agressões”
Conforme a autoridade policial, os crimes mais frequentes contra idosos são:
- Maus-tratos;
- Abandono;
- Violência financeira;
- Negligência;
- Violência psicológica, física e discriminação.
Em grande parte dos casos, os próprios familiares ou cuidadores são os responsáveis pelas agressões, o que torna ainda mais desafiador o enfrentamento dessas situações.
Ao longo de 2024, foram registradas mais de 2,2 mil denúncias anônimas por meio do Disque 100, Disque 181 e outros canais. Além disso, também foram realizadas 1.652 diligências domiciliares verificadas in loco, possibilitando a instauração dos procedimentos criminais cabíveis e demais encaminhamentos.
Canais de denúncia
As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, dos Direitos Humanos, ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).
Os Boletins de Ocorrência (BOs) podem ser registrados em qualquer delegacia, ou diretamente na DECCI, localizada na rua do Comércio, bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul, ou pela Delegacia Virtual (Devir), acessível pelo site: http://delegaciavirtual.sinesp.gov.br