Rede MLC
Saúde

Projeto de ‘Terapia Assistida por Animais’ retorna para idosos da Fundação Dr. Thomas

Os participantes realizam atividades que estimulam tanto a cognição quanto a coordenação motora através de interações com os animais. - Foto: Luiz Benjamin/FDT
Publicidade

A Terapia Assistida por Animais (TAA) consiste na interação entre cães e idosos por meio de carinho, brincadeiras e conversas.

Com o objetivo de estimular a cognição e promover o bem-estar dos idosos institucionalizados, a Prefeitura de Manaus retomou, nesta quarta-feira (5), o projeto “Terapia Assistida por Animais”, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT). A iniciativa acontece na sede da instituição, localizada na zona Centro-Sul da capital.

Também conhecida como cinoterapia, a Terapia Assistida por Animais (TAA) consiste na interação entre cães e idosos por meio de carinho, brincadeiras e conversas, estimulando habilidades comunicativas e proporcionando benefícios emocionais.

O diretor-presidente da FDT, Eduardo Lucas, destacou a relevância da terapia no dia a dia dos idosos que vivem na Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

“Muitos idosos sentem um carinho especial por animais, gostam de tocá-los, abraçá-los e interagir com eles. Entre todas as espécies, poucos são tão companheiros e afetuosos quanto os cães”, afirmou Eduardo Lucas.

O projeto, popularmente chamado de “Pet Terapia”, é conduzido em parceria com a neuropsicóloga Cláudia Araújo e oferece sessões interativas na Fundação Doutor Thomas. Durante aproximadamente 40 minutos, os participantes realizam atividades que estimulam tanto a cognição quanto a coordenação motora, através de interações com os animais.

As sessões ocorrem às segundas e quartas-feiras, das 9h30 às 10h30, e contam com a participação de duas cadelas da raça Golden Retriever: Mercedes Marley, de 8 anos, e a filha Melanie Klein, de 3 anos.

Especialista em reabilitação cognitiva, a neuropsicóloga Cláudia Araújo explica como essa terapia contribui para a saúde mental dos idosos.

“Essa terapia vai além do simples contato: promove bem-estar emocional, reduz a ansiedade, estimula a memória e fortalece os laços afetivos. Essas interações não só trazem alegria, mas também desempenham um papel essencial na qualidade de vida da pessoa idosa”, ressaltou a profissional.

Antes das interações, Mercedes e Melanie passam por um processo rigoroso de cuidados, incluindo banho, corte e lixamento das unhas, além da verificação da pelagem, garantindo que estejam sempre saudáveis e aptas para participar das atividades.

Publicidade

Leia mais

Ministério da Saúde anuncia gratuidade dos 41 medicamentos no Farmácia Popular

Lucyana Gadelha

15 novos casos de dengue são confirmados em Manaus

Vitória Vitor

Opas emite alerta para risco de surtos de dengue 3 nas Américas

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais