Rede MLC
News

Sobe para 126 o número de mortos no terremoto entre o Tibete e o Nepal

O número de vítimas ainda pode aumentar conforme avançam os trabalhos de socorro. - Foto: Reuters
Publicidade
Publicidade

Nos últimos 100 anos, pelo menos 10 eventos sísmicos de magnitude 6 ou superior foram registrados na mesma área.

Um forte terremoto atingiu a região do Tibete, no oeste da China, na manhã desta terça-feira (7), horário local (noite de segunda-feira (6) no Brasil). O desastre deixou pelo menos 126 mortos e 188 feridos, segundo informações da agência Xinhua e da AFP.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou a magnitude do terremoto como 7,1, com uma profundidade rasa de 10 quilômetros. Autoridades chinesas, no entanto, indicaram uma magnitude ligeiramente menor, de 6,8.

Publicidade

Cerca de 1,5 mil bombeiros e equipes de resgate foram enviados à região para buscar sobreviventes nos escombros. O número de vítimas ainda pode aumentar conforme avançam os trabalhos de socorro.

A emissora estatal CCTV informou que aproximadamente mil residências foram danificadas pelo terremoto, que também provocou cerca de 50 tremores secundários nas três horas seguintes ao evento principal.

A área ao redor do epicentro, localizada a cerca de 75 km ao norte do Monte Everest, possui uma altitude média de 4.200 metros, dificultando as operações de resgate.

Cerca de 1,5 mil bombeiros e equipes de resgate foram enviados à região para buscar sobreviventes nos escombros. – Foto: Sunil Sharma/AFP

O epicentro do terremoto foi identificado a cerca de 380 km de Lhasa, capital do Tibete, e a 23 km de Shigatse, a segunda maior cidade da região.

A área, conhecida pela alta atividade sísmica, está localizada onde as placas tectônicas da Índia e da Eurásia se chocam, contribuindo para a elevação das montanhas do Himalaia.

Mesmo a mais de 230 km de distância, na capital do Nepal, Katmandu, o tremor foi sentido intensamente, acordando moradores que correram para as ruas. Apesar da forte sensação de tremor, não foram reportados danos significativos ou feridos na cidade até o momento.

De acordo com o USGS, a região é marcada por frequentes terremotos de grande magnitude. Nos últimos 100 anos, pelo menos 10 eventos sísmicos de magnitude 6 ou superior foram registrados na mesma área.

As autoridades seguem monitorando os desdobramentos e intensificando os esforços de resgate e apoio às comunidades afetadas.

Publicidade

Leia mais

Corredor de 70 anos morre após completar meia maratona em Manaus

Lucyana Gadelha

Katy Perry e equipe feminina fazem história em voo espacial da Blue Origin

Lucyana Gadelha

Bolsonaro passa por cirurgia de emergência para tratar obstrução intestinal em Brasília

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais