Rede MLC
Notícias

BIC Amazônia comemora 50 anos de fábrica em Manaus

Foto: internet
Publicidade

Referência global para outras sedes espalhadas pelo mundo, a fábrica da BIC no Brasil completa, em 2023, 50 anos de operação contínua. Com sua história, que se funde a de seus colaboradores e da própria Zona Franca de Manaus, a BIC AMAZÔNIA se tornou a única planta fabril da multinacional a produzir todas as suas categorias de produtos.

Símbolo da confiança e do investimento da BIC no Brasil, a fábrica começou a operar em 1973 com 50 funcionários e uma área construída de 500 m2. Atualmente emprega 820 colaboradores e soma 50.000 m2 de área construída, onde são produzidos 3,7 milhões de produtos por dia, totalizando, aproximadamente 1,3 bilhões de produtos por ano.

Jean Marc Hamon – Diretor Industrial da BIC

Jean Marc Hamon, Diretor da Fábrica de Manaus e colaborador há mais de 25 anos, se sente honrado de fazer parte dessa história de investimento, crescimento e muitos resultados: “Acompanhei o comprometimento da nossa empresa com o Brasil, que é um dos países-chaves para a BIC. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história e participar do trabalho de excelência feito em Manaus.”

 

Investimento no Capital Humano

Nestes 50 anos de operação, a planta fabril de Manaus se tornou um local de trabalho ideal para seus colaboradores. Prova disso são os resultados das pesquisas de satisfação interna com 98% de engajamento, realizadas pela BIC Global, em que o Brasil se destaca com indicadores muito acima da média das outras sedes. A segurança dos colaboradores da fábrica é uma preocupação constante, o que levou a unidade ultrapassar mais de 6 anos sem acidentes na produção da categoria de papelaria. São apenas alguns exemplos que resultam do comprometimento com o bem-estar dos colaboradores.

Além da preocupação com a segurança de sua equipe, a BIC também realiza diversas campanhas para criar novas oportunidades para seus colaboradores. Entre eles, é importante destacar o programa de educação EDUCA BIC, iniciado em 2004, que auxiliou os colaboradores na conclusão do ensino médio, levando um curso supletivo para dentro da fábrica. Recentemente foi lançado o BIC Up!, um programa de estímulo a geração de inovações para a fábrica, incentivando os colaboradores a se envolverem na ideação dos processos internos. Se aprovados, os projetos são colocados em prática no dia a dia da empresa. A fábrica também tem uma Escola de Líderes para formação de suas lideranças e aperfeiçoar de habilidades interpessoais.

Foto: internet

Outra iniciativa é a parceria com uma escola técnica de Manaus, que oferece cursos de formação técnica para operadores da fábrica. Essa qualificação da mão de obra permite que, sempre que possível, a fábrica promova funcionários da sua própria equipe.
Com tantos projetos e programas de incentivo, o turnover da fábrica é muito baixo, e muitos funcionários já se aposentaram como funcionários da BIC. Essa construção de um ambiente agradável para se trabalhar se deu por meio do investimento no Capital Humano feito pela empresa ao decorrer dos últimos 50 anos.

Sustentabilidade e Governança Ambiental

A BIC tem um compromisso com a sustentabilidade e a fábrica de Manaus não é exceção. A empresa implementou diversas iniciativas para reduzir seu impacto ambiental, incluindo a utilização de fontes renováveis de energia, a gestão eficiente de resíduos e a conservação da biodiversidade local.

Desde 2019, a unidade trabalha com fontes renováveis a partir de geração eólica, privilegiando energia mais limpa e sem emissão de CO2. Nos últimos três anos, a fábrica investiu cerca de R$7 milhões na implementação de sistemas de ar-condicionado e água gelada centralizados, reduzindo em 50% o consumo de energia.

Hoje, a fábrica de Manaus está entre as mais eficientes em consumo de energia da BIC e possui um sistema de geração de energia solar com capacidade para abastecer todo o seu prédio administrativo e 96% das lâmpadas são LED, 80% mais eficientes que o modelo fluorescente.

Desde 2021, a BIC possui sistema de descarte zero de efluentes tratados. Isso significa que toda a água que abastece banheiros, pias e chuveiros é tratada e reutilizada, somente a água para consumo humano vem do sistema de abastecimento. Já o processo de produção utiliza a água da chuva, evitando a captação de água subterrânea em 84%. Por exemplo, durante 5 meses de 2022, o prédio da BIC em Manaus funcionou exclusivamente com água da chuva e de reciclagem.

A BIC não utiliza aterro sanitário para descartar seus resíduos e privilegia processos de reciclagem e reutilização. A incineração é usada somente em último caso. Todos os resíduos de plástico, papelão e metais são 100% reciclados.

Com tanto esforço e inovação em relação ao ESG, a BIC Manaus foi certificada, em 2003, com a ISO14001, certificação internacional de Sistema de Gestão Ambiental. Em 2008, recebeu a certificação na OHSAS 18001, a norma internacional que define os requisitos de boas práticas em gestão de saúde e segurança ocupacional para organizações. Já, em 2012 foi certificada na SA8000, a norma internacional que incentiva as organizações a desenvolver, manter e aplicar práticas socialmente aceitáveis no local de trabalho. E, em 2020, recebeu a certificação internacional ISO50001, que atesta aderência ao Sistema de Gestão de Energia, sendo que poucas empresas possuem essa certificação no Brasil.

Investimento Social

A BIC busca sempre cumprir seu papel com a responsabilidade social empresarial, a fábrica da Manaus mantém: parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) de cooperação técnica para a realização de ensaios laboratoriais de segurança de isqueiros dentro da UEA. Também realiza o Global Education Week, um programa promovido pela BIC Global todos os anos, em novembro, em apoio a democratização da educação. Por meio desta iniciativa, a fábrica já realizou reformas em escolas da comunidade amazonense. O apoio a eventos da comunidade também pode ser visto na corrida Manaus Fast Run, que teve a BIC como patrocinadora master em 2022.

A contribuição social se dá ainda com doações de materiais: as escolas do município de Tapiranga, por intermédio da fundação da Amazônia, receberam 40 mil unidades de lápis. Já para o Instituto Enactus, que desenvolve empreendedorismo com pessoas de regiões periféricas e ribeirinhas, foram doadas outras 40 mil unidades de lápis. No total, foram impactados 1000 estudantes e 100 educadores. Além disso, a BIC Manaus recebeu 49 crianças e adolescentes de comunidades carentes de Manaus na fábrica de papelaria para um bate-papo sobre importância da educação, quando elas receberam kits de material BIC.

Por meio de leis de incentivos, a BIC se envolve em diversas campanhas sociais. Somente em 2022, investiu cerca de R$2,3 milhões em ações para a comunidade. Em Manaus, os projetos apoiados foram: Novos Horizontes, projeto da Aldeias Infantis SOS, onde 40 adolescentes participaram de uma formação em informática e receberam orientações sobre vida profissional; o Programa de Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes Ribeirinha da Amazônia (Dicara) da Fundação Amazônia Sustentável, projeto beneficiou quase 2.000 pessoas; e o Projeto de Inovação e Empreendedorismo, onde 3.000 alunos de escolas públicas do ensino médio participaram de oficinas remotas de empreendedorismo, inovação e funcionamento do mercado durante 6 meses. Os alunos do projeto, ao final das oficinas, apresentavam projetos para a sua comunidade, os melhores projetos foram premiados com tablets. Cerca de 80 professores foram capacitados dentro dessas temáticas das oficinas. Dentro dessa iniciativa também se destaca a criação um projeto para a comunidade quando os melhores projetos foram premiados com tablets.

“A combinação da dedicação e do respeito pela cidade e pelas pessoas daqui resultam na BIC AMAZÔNIA ser a segunda maior operação da empresa no mundo”, completa Jean Marc Hamon, Diretor da Fábrica de Manaus.

Publicidade

Leia mais

Intoxicação alimentar em festa escolar leva mais de 150 pessoas ao hospital em Alto Parnaíba (MA)

Indra Miranda

Árvore cai sobre casa no bairro Coroado após forte chuva em Manaus

Indra Miranda

‘Manaus mais cidadã’ traz 130 serviços para a população neste sábado, 23/09

Aline Macena

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais