Alerta de perigo vigora em todo o sul do país.
Diferentes locais do estado do Rio Grande do Sul registraram tempestades e ventos fortes relacionados a passagem de um ciclone extratropical que se formou entre o Uruguai e a Região da Fronteira nesta quinta-feira (24).
Os primeiros impactos foram registrados na Região Central, com ventos acima de 100 km/h. Foram registrados alagamentos, destelhamentos, queda de fios, de árvores e de construções ao redor do estado.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou risco de chuva de granizo e emitiu alertas de Perigo e Grande Perigo para em tempestades em todos os estados do Sul, válidos até sexta-feira (25):
- Grande Perigo: Quase todo Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina. Válido até às 17h desta quinta-feira (24).
- Perigo: Nordeste do Rio Grande do Sul e quase todo o território de SC e PR, alcançando até São Paulo e Mato Grosso do Sul. Válido até às 12h de sexta-feira (25).
- Perigo: Quase todo Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina. Válido até às 23h desta quinta-feira (24).
O ciclone causou estragos em Santa Maria: os ventos chegaram a 104 km/h na Base Aérea, por volta das 9h e derrubaram árvores no município. Ainda na quarta-feira (23), a chuva provocou estragos no Hospital Casa de Saúde, onde parte do teto cedeu, e na UPA 24 Horas, com alagamento em leitos.
As Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) suspendeu as aulas até que a situação se normalize. A Defesa Civil estadual ainda não divulgou um balanço de estragos em razão das tempestades.