Rede MLC
News

Forte terremoto mata 95 pessoas e fere mais de 100 entre o Tibete e o Nepal

Os números de vítimas continuam sendo atualizados conforme avança o trabalho de resgate. - Foto: Reprodução
Publicidade
Publicidade

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o terremoto teve magnitude 7,1 e ocorreu às 9h05 do horário local, com uma profundidade de cerca de 10 km.

Pelo menos 95 pessoas morreram e 130 ficaram feridas em um forte terremoto que atingiu uma região remota do Tibete na manhã desta terça-feira (7), pelo horário local, segundo informações das agências Associated Press e Xinhua.

O epicentro foi localizado no condado de Tingri, em uma região montanhosa próxima à fronteira do Himalaia com o Nepal, onde os tremores também foram sentidos, assim como em partes da região norte da Índia.

Publicidade

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o terremoto teve magnitude 7,1 e ocorreu às 9h05 do horário local, com uma profundidade de cerca de 10 km, sendo seguido por vários tremores secundários, – cerca de 50 registrados nas três horas subsequentes, segundo a emissora estatal CCTV. A China Earthquake Networks Center, no entanto, mediu a magnitude em 6,8.

Cerca de mil residências foram danificadas, especialmente no condado de Tingri, onde o epicentro está localizado. – Foto: VCG/GT

A área ao redor do epicentro é sismicamente ativa devido ao choque entre as placas tectônicas da Índia e da Eurásia, que também dá origem às montanhas do Himalaia. Em 2015, um terremoto de magnitude 7,8 nessa região deslocou o Monte Everest em três centímetros e deixou mais de 8,7 mil mortos no Nepal.

Danos 

Cerca de mil residências foram danificadas, especialmente no condado de Tingri, onde o epicentro está localizado. A emissora CCTV relatou telhados e fachadas destruídas, além de entulhos acumulados nas ruas da região de Lhatse, localizada a cerca de 86 km do epicentro. 

A cidade de Shigatse, que fica a cerca de 180 km do epicentro, também sentiu os efeitos. Shigatse é um importante centro cultural do Tibete, sendo sede tradicional do Panchen Lama, a segunda maior liderança espiritual do budismo tibetano.

O terremoto foi seguido por vários tremores secundários, – cerca de 50 registrados nas três horas subsequentes. – Foto: Handout/AFP

Cerca de 1,5 mil bombeiros e trabalhadores de resgate foram mobilizados para a região, além de equipes da força aérea chinesa. Os números de vítimas continuam sendo atualizados conforme avança o trabalho de resgate.

Impacto

A região ao redor do epicentro tem uma altitude média de 4.200 metros e abriga pequenas vilas aninhadas nos vales. Apesar de ser pouco povoada, o impacto foi significativo.

A cerca de 230 km do epicentro, na capital do Nepal, o terremoto acordou moradores, que correram para as ruas. Katmandu, que concentra mais de 2 milhões de habitantes, sofreu fortes abalos em 2015, quando um terremoto devastador atingiu o país.

Segundo o USGS, nos últimos 100 anos, pelo menos 10 terremotos com magnitude superior a 6 ocorreram na região do Himalaia.

 

Publicidade

Leia mais

Segundo a Arsepam, mais de 33 mil pessoas devem deixar Manaus na Semana Santa

Vitória Vitor

Entenda como vai funcionar a nova tarifa grátis de energia

Vitória Vitor

Feriado prolongado da Semana Santa em Manaus; veja o horário de funcionamento do comércio

Vitória Vitor

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais