Rede MLC
News

Amazonas recebe kits do Prevfogo/Ibama para apoiar no combate às queimadas

Publicidade

Reforço de materiais chegou na tarde desta terça-feira

O Governo do Amazonas recebeu, nesta terça-feira (17/10), mais de 2 mil kits de combate a incêndios do Prevfogo/Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) para apoiar o combate aos incêndios no Amazonas. A entrega atende a um pedido do governador Wilson Lima ao Governo Federal para o envio de efetivo e equipamentos para reforçar o combate às queimadas.

Foram entregues cantis, facões, lanternas, pinga-fogo, abafadores e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre outros. O material vai dar suporte às ações já em curso pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).

Parte dos kits será distribuída para o interior do estado, em especial para os municípios mais afetados pelos focos de queimadas e que já possuem uma equipe de brigada de incêndio completa e capacitada para lidar com as emergências.

Vamos checar a necessidade das brigadas que estão nos municípios. São equipamentos que precisam de um certo cuidado ao serem manuseados, como o pinga-fogo, por exemplo, que é utilizado no combate do fogo contra fogo. Como é preciso um treinamento, não é qualquer pessoa que pode utilizar”, destacou o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Borges.

Reforço
No último domingo (15/10), o Governo do Estado recebeu mais equipes de brigadistas do Prevfogo, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A chegada dos 94 servidores vai reforçar o combate às queimadas na Região Metropolitana de Manaus.

Com os novos profissionais, chega a 289 o número de brigadistas do Prevfogo disponibilizados para reforçar as ações de combate no Amazonas. O efetivo soma-se a outros quase 600 servidores envolvidos nas ações do Estado, entre bombeiros, brigadistas, policiais e agentes federais, divididos nas Operações Tamoiotatá 3, Aceiro e Céu Limpo.

Desde o reforço nas últimas operações, o Amazonas registrou reduções nos focos de calor na Região Metropolitana. Do dia 8 ao dia 10 de outubro foram 415 focos e, a partir do dia 11, quando as ações foram reforçadas, até esta terça-feira (17/10), o número de focos caiu para 28. A proposta para a vinda do Prevfogo é auxiliar as equipes do Corpo de Bombeiros, que já contam com brigadistas contratados pela Sema atuando no Sul do Estado, além dos efetivos da capital e interior.

Publicidade

Leia mais

Raio atinge seis pessoas da mesma família durante temporal em Maués

Lucyana Gadelha

Avião com 64 pessoas e helicóptero militar com 3 soldados colidem no ar em Washington

Lucyana Gadelha

OpenAI alega que DeepSeek usou ilegalmente dados do ChatGPT para treinar IA

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais