Rede MLC
News

Anatel diz que vai investigar envio de alarme falso de terremoto para dispositivos Android

A Anatel informou que iniciou um processo administrativo para apurar o envio incorreto de alertas de terremoto. - Foto: Sinclair Maia/Anatel
Publicidade
Publicidade

A agência reguladora informou que as notificações não foram originadas pelas prestadoras de serviços de telecomunicações nem pelo Sistema Nacional de Defesa Civil.

Nesta sexta-feira (14), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que iniciou um processo administrativo para apurar o envio incorreto de alertas de terremoto em várias regiões dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Na madrugada desta sexta-feira (14), moradores de áreas próximas ao litoral de São Paulo receberam uma notificação falsa sobre um terremoto que teria ocorrido no mar, a 55 km de Ubatuba. Esse alerta foi direcionado a dispositivos Android.

Publicidade

A Defesa Civil do Estado de São Paulo esclareceu que não emitiu nenhum aviso sobre terremotos e afirmou que não houve registros de ocorrências pelas equipes de defesa civil municipais.

A Anatel, em comunicado, explicou: “Considerando o caso noticiado e o impacto causado na população, a Anatel instaurou um processo administrativo para avaliar a situação em detalhes, a fim de compreender os mecanismos de geração e de disseminação de tais alertas via redes de telecomunicações”.

Após consultas aos envolvidos, a agência reguladora informou que as notificações não foram originadas pelas prestadoras de serviços de telecomunicações nem pelo Sistema Nacional de Defesa Civil, que utiliza a Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP).

Sistema de alerta de terremotos do Google utiliza celulares como sensores. – Foto: Reprodução

Portanto, esses alertas não são parte do Defesa Civil Alerta. Eles foram enviados diretamente pelo Google para aparelhos Android.

A Anatel também afirmou: “Verificada qualquer irregularidade, a Agência adotará as providências adequadas junto à empresa responsável, de modo a impedir novos episódios do evento observado, preservando a eficácia e a credibilidade do Defesa Civil Alerta perante a sociedade”.

Em resposta ao incidente, o Google anunciou que desativou o sistema de alerta de terremotos no Brasil após o envio do alarme falso. A empresa também pediu desculpas aos usuários e afirmou que está investigando o ocorrido.

“Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas”, declarou o Google. A empresa também reiterou que a funcionalidade do Android não tem a intenção de substituir sistemas oficiais de alerta.

Publicidade

Leia mais

Segundo a Arsepam, mais de 33 mil pessoas devem deixar Manaus na Semana Santa

Vitória Vitor

Entenda como vai funcionar a nova tarifa grátis de energia

Vitória Vitor

Feriado prolongado da Semana Santa em Manaus; veja o horário de funcionamento do comércio

Vitória Vitor

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais