Rede MLC
Meio Ambiente

Fumaça das queimadas da Amazônia chega ao Sul do Brasil nesta terça-feira (3)

Foto: Reprodução/Copernicus
Publicidade

Dados mostram que, entre a noite de domingo e segunda à noite, foram registrados 3.432 focos de calor na Amazônia.

O Rio Grande do Sul deve receber novamente a fumaça das queimadas que ocorrem na Amazônia e em outras partes da América do Sul entre esta terça-feira (3) e quarta-feira (4). A previsão da MetSul Meteorologia e também deve atingir Rio de Janeiro, Espírito Santo e um trecho de São Paulo.

Modelos de previsão de dispersão de aerossóis, como o europeu CAMS do Sistema Copernicus, indicam que um denso corredor de fumaça está se movendo para a região

Esse corredor é o resultado de um grande número de incêndios e deve alcançar o Rio Grande do Sul antes de seguir para o Oceano Atlântico, para só então voltar para o Norte.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) explica que o transporte dessa fumaça para o Sul do Brasil é facilitado por um corredor de vento em baixas altitudes, conhecido como corrente de jato, que se forma na Amazônia e desce até a região sul.

O grande problema é que, diferente da Amazônia, onde a fumaça fica próxima ao solo e causa problemas respiratórios, no Sul do Brasil, ela permanece suspensa na atmosfera, o que resulta no céu mais acinzentado e cores intensas ao amanhecer e no pôr do sol, que impactam a qualidade do ar de forma mais severa.

Publicidade

Leia mais

Seis municípios do AM devem receber quase R$ 4,8 milhões para combater efeitos das queimadas e da seca

Lucyana Gadelha

Rio Negro sobe quase 100 centímetros nos primeiros 14 dias de Novembro

Júlia Maciel

Deserto na Arábia Saudita registra neve pela primeira vez

Júlia Maciel

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais