O levantamento leva em consideração as 50 cidades com maiores taxas nos crimes no ano anterior e inclui somente os municípios com população igual ou superior a 100 mil habitantes.
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, que foi divulgado na manhã desta quinta-feira (18), Manaus é a cidade com o maior número de roubos e furtos de celulares de todo o Brasil.
A estimativa é de que 107 aparelhos são roubados/furtados a cada hora, tendo sido registrada a subtração de 2.096,3 (para cada 100 mil habitantes) na capital amazonense, sendo seguida por Teresina, no Piauí, com 1.866, e São Paulo que registrou 1.781,6.
Os roubos representam 70,8% e os furtos 42,9%, sendo que a maior proporção de casos de roubo e furto de celular acontece na rua/via pública.
No anuário também é mostrado alguns padrões dos roubos e furtos de celular no país, como por exemplo, os dias da semana com maior incidência e horários das ocorrências.
Os furtos acontecem com maior frequência aos fins de semana: sábados e domingos, entre 10h e 11h e a partir do meio da tarde, entre 15h e 20h, quando há um menor contingente de pessoas circulando nas ruas, já os roubos ocorrem em sua maioria quando as pessoas estão saindo de casa para o trabalho, escola ou faculdade, entre 5h e 7h da manhã, e quando retornam no fim do dia, entre 18h e 22h.