Ação inclui exposição educativa e arrecadação de doações para crianças em tratamento oncológico.
Em alusão ao Setembro Dourado, mês de conscientização sobre o câncer infantojuvenil, o Shopping Ponta Negra, em parceria com o Grupo de Assistência à Criança com Câncer do Amazonas (GACC-AM), está promovendo uma campanha para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce dessa doença.
A ação acontece até o dia 29 de setembro, no piso L1 do shopping, com uma exposição voltada para a conscientização da população sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 200 novos casos de câncer infantil foram registrados por ano no Amazonas – uma média de um novo diagnóstico a cada 43 horas. No Brasil, a estimativa é de 7.930 casos anuais entre 2023 e 2025.
Diante desses números alarmantes, o foco da campanha é sensibilizar as famílias sobre sintomas comuns da doença, como anemia, febre, caroços pelo corpo, hematomas, palidez, entre outros, que podem indicar leucemia, o tipo mais comum entre crianças e adolescentes.
A gerente de marketing do Shopping Ponta Negra, Priscila Furtado, destacou a relevância de iniciativas como essa:
“O intuito é sermos mais um reforço em uma campanha necessária como o Setembro Dourado, que busca sensibilizar a população, reforçando a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, tratamento adequado e apoio às crianças e famílias que enfrentam a doença”.
Além da exposição educativa, o GACC-AM montou um posto de coleta de doações de leite integral (líquido ou em pó) no local, com o objetivo de arrecadar alimentos para crianças e adolescentes atendidos pela instituição.
Fundado há 25 anos, o GACC-AM já atendeu mais de 1.200 crianças em tratamento oncológico, oferecendo suporte integral, desde alimentação e transporte até hospedagem durante o período de tratamento.
“Cada ação busca engajar a comunidade e reforçar a mensagem de que, juntos, podemos promover a cura e o bem-estar das crianças em tratamento”, explica a coordenadora de marketing do GACC-AM, Yara Carvalho,
Além das doações, o GACC também arrecada fundos por meio da venda de produtos institucionais, como camisas e ecobags, além de projetos de geração de renda para as mães de crianças em tratamento, como o projeto Florescer, que oferece a oportunidade de produzirem artesanatos e sustentarem suas famílias.
A campanha segue até o final de setembro no Shopping Ponta Negra, Localizado no bairro Ponta Negra, zona oeste da capital.