Confira também o passo-a-passo para realizar denúncias.
O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM), divulga a lista das 10 empresas que mais receberam reclamações administrativas no período entre os meses de janeiro e agosto de 2024.
Ao todo foram registradas 3.818 reclamações durante este período, realizadas através do site do Procon-AM, na sede do órgão e nas redes sociais. São elas:
1.Concessionária Amazonas Energia – 939 reclamações
2.Concessionária Águas de Manaus – 903 reclamações
3.Banco Bradesco – 483 reclamações
4.Banco Itaú – 254 reclamações
5.Operadora de telefonia Claro – 254 reclamações
6.Operadora de telefonia OI – 249 reclamações
7.Operadora de telefonia Vivo – 212 reclamações
8.Carrefour – 188 reclamações
9.Instituição Financeira BMG – 186 reclamações
10.Banco Pan – 150 reclamações
A concessionária Águas de Manaus teve um aumento de 17% em relação ao ano anterior, quando foram contabilizadas 795 queixas.
Como realizar uma reclamação no Procon-AM
Para que uma reclamação seja considerada válida no Procon-AM, é necessário reunir a documentação adequada: cópia do comprovante da relação de consumo (nota fiscal, recibo ou contrato), um documento de identificação com foto (RG, CNH), e o comprovante de residência.
Além disso, o Procon recomenda que o consumidor tente resolver o problema diretamente com a empresa antes de formalizar a reclamação.
Os clientes prejudicados pode formalizar suas reclamações na sede do órgão, localizada na avenida André Araújo, n.º 1500, Aleixo, das 8h às 14h, pelos telefones 0800 092 1512 ou 33215 4009, e também através do e-mail: atendimentoprocon@procon.am.gov.br.
“Esse ranking tem o objetivo de fornecer à sociedade uma visão clara sobre a conduta dos fornecedores de produtos e serviços, seguindo o princípio do artigo 44 da Lei 8.078/1990 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor”, afirmou O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe.