Os Campeonatos Amazonenses Sub-8 e Sub-10 chegaram ao fim no domingo (3). Depois de quatro meses de disputa, Guerreirinhos e Real Amazonas são os vencedores no Sub-8, enquanto São Raimundo e Guerreirinhos no Sub-10, nas séries ouro e prata. A cerimônia de premiação ocorreu na segunda-feira (4), no estádio Carlos Zamith. Entre atletas e comissão técnica dos clubes participantes, o destaque é o alto nível de competitividade.
O Diretor de Competições Adjunto da FAF, Thiago Durante, faz o balanço da competição e projeta a edição de 2024 com possíveis novidades, visando iniciar ainda mais atletas no futebol. “É com muita satisfação que fazemos essa entrega de mais duas competições, que é o Campeonato Amazonense Sub-8 e Sub-10. Conseguimos fazer a cerimônia de premiação, já que no domingo não foi possível, devido à forte chuva ao final dos jogos. Não colocamos em risco a integridade física de ninguém, tanto dos atletas, quanto do staff e das pessoas que trabalharam cobrindo o evento. Realizamos a cerimônia e todos foram premiados”, explicou.
Durante, não esconde a satisfação ao final do evento e admite que as categorias recebem um olhar especial da Federação. “O balanço é muito positivo, pois vimos essas duas categorias com bons olhos. É a iniciação, o primeiro contato do atleta com a modalidade. Tanto o Sub-8 como o Sub-10 têm um carinho grande por parte da FAF. Dividimos as competições em série ouro e prata para oportunizar aos pequenos atletas para que joguem cada vez mais e tenham mais minutagem para desenvolver os fundamentos do futebol. Esperamos que em 2024 possamos ampliar o número de vagas dessas competições, abrir para escolas e projetos sociais. Essa é uma determinação por parte do nosso presidente, Ednailson Rozenha, e vamos seguir pois entendemos que esse é o caminho para o desenvolvimento do futebol amazonense”, afirmou.
Em breve, a Federação irá divulgar o calendário das competições para 2024. Nele, constarão as datas de todas as competições da entidade, inclusive da base.