A tabela completa do Campeonato Amazonense de 2024 foi oficialmente divulgada. O jogo de abertura da competição será no dia 19 de janeiro, uma sexta-feira, entre Princesa do Solimões e Unidos do Alvorada, às 19h30, no Estádio Gilberto Mestrinho, em Manacapuru.
A rodada de estreia segue no fim de semana, com o clássico entre Nacional e São Raimundo e o duelo do interior entre Parintins FC e Operário, ambos no sábado (20), às 15h30. No domingo (21), Manaus x Rio Negro e a reedição da final de 2022 entre Amazonas FC e Manauara EC, também às 15h30, fecham a primeira rodada.
O Diretor de Competições da FAF, Cláudio Nobre explicou como foi definida a tabela, para que nenhum clube fosse prejudicado e que os representantes amazonenses nas competições nacionais tenham um período satisfatório de descanso e preparação para seus compromissos.
“Nossa tabela foi montada a partir do momento que o calendário nacional foi divulgado pela CBF. Além disso, as partidas e os mandos de campo foram definidos com base em critérios técnicos. No período em que as equipes amazonenses tiverem partidas válidas pela Copa do Brasil, existe a possibilidade de ajustarmos jogos para que Amazonas e Manauara tenham sete dias de descanso, caso essas equipes tenham compromissos pelo Estadual na mesma semana. Isso possibilitará que essas equipes cheguem descansadas e mais fortes aos duelos nacionais”, assinalou.
A tabela completa pode ser consultada diretamente no site da Federação: www.fafamazonas.com.br.
Novo formato
Com 10 clubes participantes para a próxima temporada, o Campeonato Amazonense terá um novo formato, disputado em dois turnos de pontos corridos, em que as equipes serão divididas em dois grupos de cinco cada. Em cada turno, os quatro primeiros colocados de cada grupo se classificam para as quartas de final.
Após as fases eliminatórias, a final geral será realizada pelos campeões de cada turno. Caso o campeão do primeiro turno seja o mesmo do segundo, o clube será declarado, automaticamente, campeão amazonense.
Na próxima temporada, o Barezão terá três equipes rebaixadas e, por consequência, somente um clube obterá o acesso à elite, por meio da Série B de 2024. Ou seja, a partir de 2025, o campeonato terá oito participantes e apenas um time será rebaixado.