Na última semana foram diagnosticados 220 novos casos
O Amazonas teve um aumento de 100,92% em casos de Covid-19 na última semana – de 7 a 13 de janeiro de 2024, com um total de 438 novos registros. Esse percentual foi registrado em comparação com semana anterior – de 31 de dezembro de 2023 e 6 de janeiro de 2024 –, quando 218 casos foram contabilizados.
Os dados constam no boletim de monitoramento da doença feito pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
Na última semana foram diagnosticados 220 novos casos de Covid-19 no estado. Um salto de 630% em comparação com a última semana de dezembro, quando foram registrados apenas 60 casos da doença, conforme a FVS-RCP.
Apesar da alta no número de casos, o Amazonas não registrou mortes de Covid-19 nos últimos sete dias. No total, desde que os dados passaram a ser monitorados, o estado soma 639.341 casos e 14.485 registros de mortes pela doença.
Segundo o infectologista Nelson Barbosa, além do relaxamento nas medidas de proteção, a população tem deixado de se vacinar e esse fator é o principal para manter a doença controlada. “Muita gente só tomou três doses, e o estipulado são seis doses e não tem acontecido. As pessoas devem regularizar a carteira de vacinação porque o Corona Vírus não foi embora ainda,” explica.
O infectologista alerta ainda sobre o retorno do ano letivo e a importância de vacinar as crianças e com a proximidade do carnaval. “É hora de fortalecer a vacinação, uma criança doente, adoece toda a sala e no carnaval é exposição é 100%”, explicou.
Onde se vacinar contra Covid em Manaus
O imunizante está sendo ofertado em unidades de referência gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), distribuídas em todas as zonas da área urbana da capital.
Para se informar quanto às doses de vacina recebidas e a receber, os usuários podem consultar a plataforma online Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br), bastando informar o número do CPF.