Rede MLC
Meio Ambiente

Governo federal anuncia licitação para dragagem dos rios Madeira e Amazonas

Informação foi divulgada pelo diretor-executivo do Grupo Chibatão nas redes sociais - Foto: Divulgação/Agência Infra
Publicidade

O anúncio da licitação para dragagem nos pontos críticos do Madeira e no Tabocal, no rio Amazonas, foi recebido com comemoração.

Na noite de terça-feira (18), uma notícia trouxe grande entusiasmo para o setor de navegação e outros segmentos econômicos da região Norte. O governo federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), anunciou que liberará nesta quarta-feira (19) a licitação para contratar a empresa que realizará a dragagem dos rios Madeira e Amazonas.

Essa medida, prometida pelo governo desde o ano passado, é aguardada com muita ansiedade. As previsões indicam uma forte seca nos rios, o que gera grande preocupação, especialmente no transporte de petróleo, combustível, gás, alimentos e produtos e insumos da Zona Franca de Manaus (ZFM).

A indústria no Amazonas já se prepara para mais uma estiagem severa em 2024 e conta com a dragagem dos rios para minimizar os prejuízos – Foto: Divulgação

Com os rios já em processo de vazante, o governador do Amazonas, Wilson Lima, intensificou suas ações junto ao governo federal para assegurar o cumprimento da promessa de dragagem.

Esta foi a terceira vez que Lima se dirigiu ao Planalto e aos ministérios para manifestar a preocupação do Amazonas com a provável estiagem, potencialmente tão severa quanto a de 2023.

O anúncio da licitação para dragagem nos pontos críticos do Madeira e no Tabocal, no rio Amazonas, foi recebido com comemoração. A conquista é resultado do esforço conjunto de diversas lideranças da região Norte, que pressionaram o governo Lula.

Entre os principais articuladores, além do governador Wilson Lima, destacam-se o secretário de Desenvolvimento, Serafim Corrêa, o presidente da Eletros (setor eletroeletrônico da ZFM), Jorge do Nascimento Júnior, as entidades industriais Cieam e Fieam, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, e entidades de navegação como Proa e Manaus Pilots.

A dragagem dos rios é vital para garantir a navegabilidade durante a seca, assegurando o fluxo contínuo de produtos essenciais e insumos industriais.

Essa ação promete mitigar os impactos da estiagem prevista, proporcionando maior segurança e eficiência no transporte fluvial, fundamental para a economia da região.

 

Publicidade

Leia mais

MPF pede suspensão do licenciamento das obras na BR-319 entre Manaus e Porto Velho

Indra Miranda

Seis municípios do AM devem receber quase R$ 4,8 milhões para combater efeitos das queimadas e da seca

Lucyana Gadelha

Rio Negro sobe quase 100 centímetros nos primeiros 14 dias de Novembro

Júlia Maciel

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais