Rede MLC
Cultura

Grupo social lança projeto cultural em comunidade indígena

Publicidade

O primeiro local a ser contemplado pelo projeto é a Comunidade Nova Esperança Kokama

O projeto ‘Banzeiro Cultural Kurumim & Kunhata’ vai ser realizado pelo IAJA (Instituto de Articulação de Juventude da Amazônia) e Comunicação, neste domingo (28).

A iniciativa conta com o apoio da SEC (Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa) e da Seduc (Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar), que vão trabalhar em ação conjunta com o grupo.

O primeiro local a ser contemplado pelo projeto é a Comunidade Nova Esperança Kokama, localizada no Ramal 08, Km 08, Puraquequara II, na zona Leste de Manaus. O objetivo é desenvolver o senso artístico dos participantes através de dança, arte do som, artes visuais e audiovisual.

De acordo com o diretor-presidente da IAJA, Marcos Rodrigues, o projeto contém atividades artísticas e culturais que são fundamentais na formação cultural e intelectual de adolescentes e jovens.

As escolas e comunidades são territórios com grande potencial de produção cultural, mas não temos políticas de estado direcionadas que fomentam e incentivam ações culturais, as escolas são exemplos disso. Atualmente, temos escolas com grande índice de evasão escolar e ainda trabalham num viés de formação conteudista e mecanicista. É a partir da estratégia do ‘Banzeiro’ que vamos atuar juntos na escola, buscando resgatar esses alunos para o ambiente escolar e que eles possam se sentir pertencentes. Em sua primeira fase, o projeto busca democratizar e territorializar as políticas culturais, oportunizando o acesso a cultura e a arte através de atividades artísticas como a dança, o teatro, a música, a moda, artes visuais, o grafismo indígena e o grafite urbano”, disse.

O Lançamento será iniciado com  a defumação da Cacica Maria Kuraka, momento de reflexão Mariana (oração), seguindo com as falas das lideranças Cacica Maria Kuraka, Cacique Yumitawara Saku e a Presidente da AKIM, Jade Kokama. Logo após, será realizada a apresentação musical e poética do grupo Waro Kokama, dos artistas indígenas da comunidade.

Leia mais: Projetos culturais vão receber investimento de R$ 221 milhões

Ao longo do dia, a programação contará com falas da equipe técnica do projeto, parceiros, apoiadores e apresentações culturais como o desfile de moda ‘’ Peças Exclusivas Kokama’’, Feupuudo Clown (palhaçaria), Kina Kokama (grafite), Amadeu Sateré (Pintura Corporal Indígena), Banda Pariká, Ravi Music On DJ, finalizando com o grupo Cocada Baré.

Publicidade

Leia mais

Festival da Cunhã é lançado e promete exaltar a cultura e a tradição amazônica

Lucyana Gadelha

Semana do Cinema com ingresso a R$ 10 começa em fevereiro

Lucyana Gadelha

Amazonas ganha primeira sala de cinema dentro de Aldeia Indígena

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais