Salários de outros servidores municipais também vão ser reduzidos
O prefeito Denis Paiva, de Atalaia do Norte, no interior do Amazonas anunciou que vai reduzir o próprio salário e outros servidores municipais para conter os gastos da prefeitura.
O decreto 42/2023 que regulamenta a redução de subsídios de cargos da administração municipal, foi publicado no diário oficial do município na sexta-feira (20).
Na prática, os salários do prefeito, vice-prefeito, secretários, subsecretários, diretores de setor, chefe de gabinete, procuradores, controlador interno e representante do município terão uma redução de até 20%.
Outros servidores da esfera municipal não serão afetados pelas medidas de redução de salários previstas no decreto. Além disso, os horários de funcionamento das instituições municipais foram alterados para auxiliar na contenção de despesas, tendo em vista a economia de energia elétrica, água, material de expediente, dentre outros recursos.
Os cortes vão gerar uma economia de mais de R$ 260 mil entre outubro e dezembro de 2023, período estipulado pela determinação que já está em vigor.
Outra motivação para a decisão foi o estado de emergência estabelecido em setembro deste ano, por meio do decreto 38/2023, por conta da estiagem que assola a região e atinge ribeirinhos e indígenas, além da necessidade de manutenção dos investimentos públicos que são indispensáveis para a economia local.