Rede MLC
Saúde

COVID-19: Vacina é ofertada em 74 unidades de saúde nesta semana

Publicidade

Serviço não está disponível nesta segunda, 25/12, feriado de Natal

A vacinação contra Covid-19 será ofertada em 74 unidades da rede municipal de saúde nesta semana, de terça a sexta-feira, 26 a 29/12. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que coordena a estratégia para a prevenção e controle da doença na capital, informa que o serviço não está disponível nesta segunda, 25/12, feriado de Natal.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, orienta a população a buscar a unidade da Semsa mais próxima em posse de documento oficial de identificação com foto, CPF ou Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A lista de estabelecimentos que dispõem do serviço de vacinação, com endereços, horários de funcionamento, públicos e imunizantes ofertados está disponível em: bit.ly/localvacinacovid19.

Temos unidades aplicando a vacina contra a Covid-19 em todas as zonas da cidade, sendo que nove delas funcionam em horário ampliado, das 8h às 20h, para assegurar o acesso ao imunizante também para quem estuda ou trabalha em tempo integral”, relata a secretária. Nas demais unidades, ela aponta, o serviço é ofertado no horário regular, das 8h às 17h.

Segundo Shádia, a vacina contra a Covid-19 ofertada na rede básica de saúde é segura e eficaz, sendo indicada para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade. Crianças de até 12 anos, lembra ela, devem estar acompanhadas dos pais ou responsável para receber o imunizante nas unidades específicas para o público infantil, sendo 35 para crianças de 5 a 11 anos e 14 para as menores de 5 anos.

Para ter o esquema vacinal completo, a pessoa deve receber duas doses do esquema primário, mais dose de reforço. Isso reduz muito o risco de contrair a doença ou de ter complicações sérias, ou até de desenvolver a Covid longa, que tem sintomas persistentes”, relata.

Foto: Divulgação/Semsa

Bivalente

As unidades da Semsa dispõem de vacinas monovalentes, utilizadas como primeira e segunda doses do esquema primário para pessoas com idade a partir de 6 meses, e como dose de reforço para adolescentes de 12 a 17 anos que não integram grupos prioritários. Já a vacina bivalente está disponível como dose de reforço para todas as pessoas a partir de 18 anos, além de adolescentes de grupos com maior vulnerabilidade às formas graves da doença.

Na última semana, iniciamos a aplicação do reforço da bivalente para idosos e pessoas imunossuprimidas, a fim de proteger esses grupos mais vulneráveis, diante do registro de casos de subvariantes e novas sublinhagens do coronavírus no Brasil”, informa Shádia.

Como parte da estratégia de enfrentamento da Covid-19, a Semsa disponibiliza o Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br), que reúne informações e serviços relacionados à vacinação na capital. Na plataforma online, por meio do número do CPF, os usuários podem emitir e validar o Certificado Municipal de Vacinação, e consultar doses de vacina recebidas e a receber.

Publicidade

Leia mais

Cânceres masculinos: Um alerta no novembro azul

Indra Miranda

O Amazonas confirma mais 107 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Indra Miranda

Mais de mil casos de esporotricose humana são confirmados no Amazonas em 2024

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais