Fundada no século XVII, Manaus tem uma rica história e um papel importante na formação do Brasil.
O aniversário de Manaus, capital do estado do Amazonas, é celebrado no dia 24 de outubro. Neste dia, no ano de 1848, a vila foi elevada à categoria de cidade.
A cidade foi criada para afirmar a presença portuguesa e estabelecer o domínio lusitano na região amazônica, que já era considerada uma posição estratégica no território brasileiro.
A origem da cidade está na fundação do forte de São José do Rio Negro, – idealizado pelo capitão de artilharia Francisco da Mota Falcão, em 24 de outubro de 1669 -, que daria início ao núcleo urbano.
O forte, construído pelos portugueses, tinha como função combater as investidas espanholas ao território amazônico.
- Leia também: Aniversário de Manaus conta com 16 dias de evento
- Boi Manaus 2024: confira a programação completa do evento
Em 1848, a Vila da Barra foi elevada à categoria de cidade, recebendo o nome de Cidade da Barra do Rio Negro.
Em 1856, passou a se chamar Manáos, em homenagem à nação indígena dos Manáos (Mãe dos Deuses), um dos grupos étnicos mais importantes da região, reconhecido historicamente pela coragem e valentia.
Manaus cresceu com a demanda mundial pela borracha e a riqueza obtida com a extração e exportação do látex deixou marcas arquitetônicas como palacetes e um dos símbolos de Manaus, o Teatro Amazonas.
Após a criação da borracha sintética, a cidade entraria em decadência econômica. No entanto, com a ditadura militar, Manaus volta a chamar a atenção do governo por conta da política de segurança nacional.
Obras como a Transamazônica (1972), regulamentada a Zona Franca de Manaus (1967), foram realizadas com o objetivo de atrair investimentos e povoamento à região.
O propósito foi alcançado, mas os bairros periféricos foram ocupadas de maneira desordenada e a população dobrou em apenas duas décadas.
Hoje, a cidade tem mais de 2 milhões de habitantes e é um dos principais destinos turísticos do Brasil; assim como ponto de referência em temas de sustentabilidade e conservação ambiental.